Ana Paula Pacheco
(Ana Paula Sá e Souza Pacheco)
Linhas de pesquisa:
Literatura e sociedade
Literatura e outras artes
Projeto de pesquisa: “Corpo e trabalho na cultura brasileira contemporânea (literatura e cinema)”.
Livros: Lugar do mito — narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (Nankin Editorial, 2006), A casa deles (contos, Nankin Editorial, 2009) e Ponha-se no seu lugar! (novela, Ed. Ática/Somos Educação, 2020).
Contato: anapaulapacheco@usp.br
ORCiD: https://orcid.org/0000-0001-6650-8622
TRABALHOS RECENTES:
— PACHECO, A. P. “Peut-on penser le commun en tant que stratégie politique dans un pays périphérique comme le Brésil?”. In Laval, C.; Sauvêtre, P.; Taylan, F.. (orgs.). L'alternative du commun. Paris: Hermann, 2019. p. 365-376.
— PACHECO, A. P. "A radicalidade do radical de classe média". In: Maria Augusta Fonseca; Roberto Schwarz (orgs.). Antonio Candido 100 anos. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 107-121.
— PACHECO, A. P. “Desigualdades atuais de Cabra marcado para morrer”. In Nitrini, Sandra e Hossne, Andrea (orgs.). Memória & Trauma Histórico: literatura e cinema. São Paulo: HUCITEC, 2018. p. 217-241.
— PACHECO, A. P. "Grande sertão a partir de ‘A terceira margem do rio’”. In Cleusa Rios P. Passos et al (orgs.). Infinitamente Rosa. São Paulo: Humanitas, 2018. p. 153-176.
— PACHECO, A. P. “Cabra marcado para morrer: mémoire du présent”. In Bleton, I., Godeau, F.; Dumontet, F.; Coelho Ferreira, M. C. Constructions comparées de la mémoire. Paris, Hermann Éditeurs, 2018. p. 259-268.
— PACHECO, A. P. “The Subjectivity of the Werewolf”. In Brandello, Sara; Villares, Lucia (orgs.).Graciliano Ramos and the Making of Modern Brazil: Politics, Memory and Identities. Londres, Wales University Press, 2017. p. 66-90.
— PACHECO, A. P. “Faulkner e Graciliano: Pontos de vista impossíveis”. In Abdala Jr., Benjamin (org.). Graciliano Ramos: muros sociais e aberturas políticas. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2017. p. 93-122.
— PACHECO, A. P. “O fogo de palha de 68 — o ponto de vista da montagem em No intenso agora”. In Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v.47, São Paulo, 2020. p 278-296.
D.O.I.: 10.11606/issn.2013-7114.sig.
— PACHECO, A. P. “The Long Roots of Formalism in Brazil”. In Crítica marxista, v. 50, São Paulo, 2020. p. 297-299.
— PACHECO, A. P. “Os incomodados que se mudem: a subjetividade contemporânea de Os inquilinos, de Sérgio Bianchi”. In Novos estudos — Cebrap, v. 36, São Paulo, 2017. p. 153-167.
— PACHECO, A. P. “Iracema-74: cinema, malandragem, capitalismo”. In Nova Síntese, v. 12, Portugal, 2017. p. 219-236.
— PACHECO, A. P. “Space and Civil War in Contemporary Brazilian Cinema”. In Voces del Caribe/ Bridges across cultures, v. VI, Florence/Pittsburg, 2016. p. 173-181.
— PACHECO, A. P. “O vaqueiro e o procurador dos pobres: Vidas Secas”. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 60, São Paulo, 2015. p.34 – 54.
ARTIGOS PUBLICADOS:
- A subjetividade contemporânea de “Os inquilinos”, de Sérgio Bianchi
- Desigualdades atuais de Cabra marcado para morrer
- Ensaio sobre No intenso agora
- Grande sertão a partir da “Terceira margem do rio”, uma hipótese de trabalho
- Iracema-1974, cinema, malandragem e capitalismo
- O pai da menina morta
- O vaqueiro e o procurador dos pobres: Vidas Secas