Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Ana Paula Pacheco

Ana Paula Pacheco
(Ana Paula Sá e Souza Pacheco)

e-mail
anapaulapacheco@usp.br

Curriculum Lattes

Titulação

Professora Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP)

Linhas de pesquisa

Literatura e sociedade; Formas e gêneros.
 

Projeto de Pesquisa

“Modernismos, modernidade e revolução:

Graciliano Ramos e a crise do romance nos anos 1930”.

O estudo parte da discussão sobre as coordenadas históricas e estéticas para o surgimento do Modernismo, assim como de suas variáveis em contextos periféricos e “temporalidades diferenciais” (Perry Anderson), tendo em vista reinterpretar a literatura de Graciliano Ramos numa perspectiva dúplice. A saber, em comparação com obras e concepções do primeiro tempo modernista brasileiro e em comparação com o quadro da literatura norte-americana da década de 1930. Assim, procura-se debater a crise do romance pós-1929 e suas tentativas de solução, envolvendo questões como a reconfiguração do realismo a partir das experimentações modernistas; as relações entre literatura e política; a experiência do romance norte-americano dos anos 1930; as relações entre literatura e sociedade, com ênfase na discussão sobre o lugar e o papel do intelectual no quadro da crise do capitalismo (1929), e em específico no quadro da modernização brasileira durante os anos 1930 e o Estado Novo. O ponto de fuga desse projeto de pesquisa é a reflexão sobre a atualidade da obra de Graciliano Ramos e das questões postas pela literatura dos anos 1930.  

 

Trabalhos principais

- O lugar do mito no Grande sertão". Novos Estudos. CEBRAP, n. 81, p. 179-188, São Paulo, julho de 2008.

- Lugar do mito. Narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa. São Paulo: Nankin Editorial, 2006.

- "Graciliano e a desordem". In: Cevasco, Maria Elisa & Ohata, Milton (orgs.). Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 226-240.

- "O fundo falso da subjetividade (Jóias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares.)" Novos Estudos. CEBRAP, n. 77, p. 273-279, 2007.

- "Cidade-cárcere: violência e representação das classes baixas na literatura brasileira contemporânea". Terceira Margem, n. 16, p. 27-45, Rio de Janeiro, janeiro-junho de 2007.