Ana Paula Pacheco

Ana Paula Pacheco
(Ana Paula Sá e Souza Pacheco)

 

Linhas de pesquisa:

Literatura e sociedade

Literatura e outras artes

 

Projeto de pesquisa: “Corpo e trabalho na cultura brasileira contemporânea (literatura e cinema)”.

Livros: Lugar do mito — narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (Nankin Editorial, 2006),  A casa deles (contos, Nankin Editorial, 2009) e Ponha-se no seu lugar! (novela, Ed. Ática/Somos Educação, 2020).

 

Curriculum Lattes

 

Contato: anapaulapacheco@usp.br

ORCiD: https://orcid.org/0000-0001-6650-8622

 

Trabalhos recentes:

— PACHECO, A. P.
 “Peut-on penser le commun en tant que stratégie politique dans un pays périphérique comme le Brésil?”. In Laval, C.; Sauvêtre, P.; Taylan, F.. (orgs.). L'alternative du commun. Paris: Hermann, 2019. p. 365-376.

— PACHECO, A. P.
Iracema, uma transa amazônica — road movie de um ex-país interrompido. In Cotrim, Ana Aguiar e Corrêa, Ana Laura dos Reis (orgs.). O realismo e sua atualidade: estética e crítica. São Paulo, Expressão Popular, 2019.

— PACHECO, A. P.
  "A radicalidade do radical de classe média". In: Maria Augusta Fonseca; Roberto Schwarz (orgs.). Antonio Candido 100 anos. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 107-121.

— PACHECO, A. P.
  “Desigualdades atuais de Cabra marcado para morrer”. In Nitrini, Sandra e Hossne, Andrea (orgs.). Memória & Trauma Histórico: literatura e cinema. São Paulo: HUCITEC, 2018. p. 217-241.

— PACHECO, A. P.
  "Grande sertão a partir de ‘A terceira margem do rio’”. In Cleusa Rios P. Passos et al (orgs.). Infinitamente Rosa. São Paulo: Humanitas, 2018. p. 153-176.

— PACHECO, A. P.  “Cabra marcado para morrer: mémoire du présent”. In Bleton, I., Godeau, F.; Dumontet, F.; Coelho Ferreira, M. C. Constructions comparées de la mémoire. Paris, Hermann Éditeurs, 2018. p. 259-268.

“The Subjectivity of the Werewolf”. In Brandello, Sara; Villares, Lucia (orgs.).Graciliano Ramos and the Making of Modern Brazil: Politics, Memory and Identities. Londres, Wales University Press, 2017. p. 66-90.

— PACHECO, A. P.
 “Faulkner e Graciliano: Pontos de vista impossíveis”. In Abdala Jr., Benjamin (org.). Graciliano Ramos: muros sociais e aberturas políticas. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2017. p. 93-122.

— PACHECO, A. P. “O fogo de palha de 68 — o ponto de vista da montagem em No intenso agora”. In Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v.47, São Paulo, 2020. p 278-296.

D.O.I.: 10.11606/issn.2013-7114.sig.2019.156119

— PACHECO, A. P. “The Long Roots of Formalism in Brazil”. In Crítica marxista, v. 50, São Paulo, 2020. p. 297-299.

— PACHECO, A. P.
  “Os incomodados que se mudem: a subjetividade contemporânea de Os inquilinos, de Sérgio Bianchi”. In Novos estudos — Cebrap, v. 36, São Paulo, 2017. p. 153-167.

— PACHECO, A. P.
 “Iracema-74: cinema, malandragem, capitalismo”. In Nova Síntese, v. 12, Portugal, 2017. p. 219-236. 

— PACHECO, A. P.
 “Space and Civil War in Contemporary Brazilian Cinema”. In Voces del Caribe/ Bridges across cultures, v. VI, Florence/Pittsburg, 2016. p. 173-181.

— PACHECO, A. P.
 “O vaqueiro e o procurador dos pobres: Vidas Secas”. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 60, São Paulo, 2015. p.34 – 54.