EDUARDO VIEIRA MARTINS
(1965-2020)
"Hoje, 29/12/2020, é um dia triste para os docentes, funcionários e alunos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Após meses de uma corajosa luta contra o câncer, o Prof. Eduardo Vieira Martins nos deixou. Sua inteligência, generosidade e gentileza serão lembradas por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Formado em Letras pela UNICAMP, Eduardo estudou a obra de José de Alencar no mestrado e no doutorado, tornando-se um grande especialista no autor cearense e nos debates sobre o Romantismo. Desde 2004 era professor do DTLLC-USP, departamento em que defendeu sua livre-docência sobre a imagem do sertão na literatura oitocentista. Admirado pelos colegas da USP e de outras universidades, Eduardo dedicava-se a despertar nos alunos o interesse e a paixão pela literatura, com especial atenção e cuidado para com o aluno da Graduação. Durante vários anos, representou o DTLLC na Comissão de Graduação e coordenou o Ciclo Básico do Curso de Letras. Com voz calma, atenção gentil e profunda erudição, Eduardo era um modelo para os estudantes, aqui na USP e também na Universidade de Paris VIII, onde foi professor visitante. Orientador exigente e cuidadoso, estava sempre presente em seu gabinete, discutindo leituras, trabalhos, pesquisas. Era um professor querido, colega e amigo de todos. O Departamento, com profunda tristeza, envia seus sentimentos à família, em especial a Mirhiane, sua companheira nos estudos e na vida, e aos filhos André e Henrique."
Homenagem a Eduardo Vieira Martins
Amigos, alunos e colegas compartilham algumas de suas histórias e momentos com o professor falecido em dezembro de 2020:
____________________________________________________________
ALFREDO BOSI
(1936-2021)
O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada junta-se à área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH para anunciar, com imenso pesar, o falecimento do Prof. Alfredo Bosi, professor emérito de nossa Faculdade e um dos intelectuais mais importantes de nosso país. Sua vida foi marcada pela dedicação à docência, à literatura e à luta por um Brasil mais justo. Nesses tempos tão difíceis, o Prof. Bosi nos lega um exemplo de integridade, generosidade e resistência, e a certeza de que suas obras, que marcaram gerações de leitores e professores, permanecerão como modelos de inteligência e sensibilidade crítica. Nossos sentimentos à família, em especial à Profa. Viviana Bosi, nossa colega de Departamento.