Breve histórico

O Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada está vinculado ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem sua origem em área de estudos criada, ainda nos anos 60, por iniciativa do professor Antonio Candido, e assumiu sua feição atual, de curso de Pós-Graduação, em 1971. Em seu início, o curso de pós-graduação da área de Teoria Literária era composto de três disciplinas obrigatórias: Teoria Literária e Literatura Comparada A e B, ministradas por Antonio Candido, e Teoria e História do Cinema, a cargo de Paulo Emílio Salles Gomes. O aluno deveria ainda seguir uma disciplina optativa, escolhida entre Sociologia da Arte, a cargo de Ruy Coelho, e Estética, com Gilda de Mello e Souza, todas elas anuais. O curso não conferia título de mestre ou doutor, e sim um certificado de pós-graduação; o título podia ser obtido através da dissertação ou tese, caso o aluno desejasse e fosse aceito pelo orientador.

Com a mudança para o "regime novo", a partir de 1971, as disciplinas tornaram-se semestrais e passaram a ser ministradas por vários orientadores, com ênfase nos mestrados e doutorados. Começaram a atuar no Programa os professores João Alexandre Barbosa, Walnice Nogueira Galvão e Davi Arrigucci Júnior; posteriormente, Marlyse Meyer, Teresa Pires Vara, Ligia Chiappini e João Luiz Lafetá, além de Bóris Schnaiderman e Aurora Fornoni Bernardini, da Área de Língua e Literatura Russa.

Nas décadas de 1980 e 1990, o quadro se ampliou, com a entrada de novos professores, sobretudo a partir de 1989, além de docentes de outras áreas que passaram a atuar no Programa. Desde então, a aposentadoria de vários de seus professores acelerou o ritmo de uma reestruturação natural ao longo do tempo. Dez docentes foram contratados pelo Departamento entre 2001 e 2009 e, a partir de 2002, os recém-contratados começaram a ser incorporados ao Programa de Pós-Graduação, que em 2009 chegou ao número atual de 26 docentes (20 permanentes e 6 colaboradores).