Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Edital de Inscrição para Pós-Graduação/2013.2

EDITAL DE INSCRIÇÃO

Estarão abertas, no período de 5 a 9 de agosto de 2013, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada para o primeiro semestre de 2014. O Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada, por meio de edital devidamente homologado pela Comissão de Pós-Graduação, detalha, neste edital, a sistemática do seu processo seletivo.

Etapa 1

Da inscrição:

É condição básica para matrícula no Curso de Pós-Graduação da FFLCH a conclusão do curso de Graduação. O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

Os candidatos ao Doutorado que obtiveram seu título de Mestre em Universidades brasileiras deverão apresentar o respectivo Diploma até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário. Nenhum outro documento substitui o Diploma de Mestrado.

Os alunos inscritos para Doutorado, cujos títulos de Mestre foram obtidos em Universidades estrangeiras, deverão ter a aprovação da equivalência de título de Mestre até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário.

Os estudantes estrangeiros que pretendam realizar estudos por mais de um ano deverão apresentar, no curso do último mês de vigência de seu documento nacional de identidade, comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação de documento nacional de identidade (RNE), perante as autoridades competentes. A apresentação do documento de identidade de estrangeiro ou do comprovante da solicitação de prorrogação onde conste o número do RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do estudante estrangeiro.

Documentos exigidos no ato da inscrição

A inscrição poderá ser presencial ou à distância (www.pos.fflch.usp.br)

- Local das inscrições: Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP - Rua do Lago, 717

- Horário de atendimento: das 09:00 às 16:30

- Documentos exigidos no ato da inscrição:

  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido

  2. Histórico Escolar da Graduação (cópia simples);

  3. Currículo Vitae (sem comprovantes) - de preferência o CV Lattes, ou similar para estrangeiro;

  4. Comprovante da Graduação - Cópia do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o dia 10/02/2014. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

  1. Cópia de Carteira de Identidade  e do CPF. No caso de estudante estrangeiro, anexar cópia do passaporte. Se o candidato for aprovado, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) com data válida.

  1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível no site pos.fflch.usp.br/Ingresso, durante o período de inscrição.

  1. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado).  Se o candidato ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado ver as observações abaixo:

 

  1. O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o dia 10/02/2014. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

  1. O candidato que for mestrando externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o dia 10/02/2014. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

  1. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o dia 10/02/2014. Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

 

Etapa 2

Da seleção:

Buscando avaliar, nos candidatos, a capacidade de leitura analítica, a formação teórica específica e o repertório crítico na área, o processo de seleção para ingresso de novos alunos ao Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada constará obrigatoriamente de três fases, tanto para o Mestrado como para o Doutorado: 1) prova de proficiência em idioma estrangeiro, 2) prova dissertativa de conhecimentos específicos e 3) entrevista com análise de currículo e avaliação do projeto de pesquisa. As três provas são eliminatórias.

Primeira Fase - Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:

a) A Prova de Proficiência em língua(s) estrangeira(s) tem caráter eliminatório. Essa prova visa a aferir a capacidade de leitura segura e compreensão conceitual de textos especializados em língua estrangeira. O prazo de validade da Prova será de quatro semestres.

b) A prova de proficiência será aplicada pelo Centro de Línguas da FFLCH www.clinguas.fflch.usp.br, e o candidato deverá inscrever-se nela, no período de 05 a 19 de agosto de 2013.

DATAS DOS EXAMES:

Exame de Proficiência em Alemão: 02.09.2013 – 14h30

Exame de Proficiência em Francês: 05.09.2013 – 14h30

Exame de Proficiência em Espanhol: 04.09.2013 – 14h30

Exame de Proficiência em Inglês: 03.09.2013 – 14h30

Exame de Proficiência em Italiano: 06.09.2013 – 14h30

Exame de Proficiência em Português: 02.09.2013 – 09h00

Resultados até 20.09.2013

Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada na página do Centro de Línguas da FFLCH http://www.clinguas.fflch.usp.br

ATENÇÃO: Será cobrada pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP uma taxa de R$50,00 por língua estrangeira. O candidato receberá do Centro de Línguas o boleto para pagamento via e-mail. O resultado das provas será divulgado no site do Centro.

c) O candidato ao curso de Mestrado ou ao Doutorado (já de posse do título de Mestre) deverá ser aprovado em uma língua estrangeira (não podendo repetir-se no Doutorado a língua escolhida por ocasião da seleção do Mestrado). O candidato ao Doutorado Direto deverá ser aprovado em duas línguas estrangeiras.

d) A nota de corte será 6,0 (seis) para a Prova de candidatos ao Mestrado. Para os candidatos ao Doutorado, que devem mostrar proficiência em uma língua diferente da escolhida no Mestrado, a nota de corte será 5,0 (cinco). Os candidatos ao Doutorado Direto devem ser aprovados em duas provas, sendo que uma terá como nota de corte 6,0 (seis) e a outra 5,0 (cinco).

e) As línguas estrangeiras aceitas pelo Programa de TLLC são inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Mediante a devida inscrição, é permitido que o candidato se submeta a Prova de Proficiência em mais de uma língua estrangeira, sempre de acordo com a exigência do Orientador escolhido. Caso o candidato seja aprovado em mais de um exame de proficiência, deve estar ciente de que apenas uma língua estrangeira aparecerá na sua Ficha de Aluno de Mestrado ou de Doutorado (para aqueles já com título de Mestrado) e duas línguas no caso de Doutorado Direto.

f) Poderão ainda ser considerados os seguintes exames externos, de acordo com as Normas do Programa. O prazo de validade dos exames abaixo discriminados será de dois anos.  A solicitação da dispensa e a cópia do certificado do exame deve ser apresentada no ato da inscrição.

i. Alemão: Groβes Deutches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe. Pontuação mínima: Aprovado.

ii. Inglês: TOEFL. Pontuação mínima: 550 pontos (exame regular), 213 pontos (exame eletrônico) e 80 pontos para o Internet-based-Teste (IBT).

iii. Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes). Pontuação mínima: Nível Intermediário.

iv. Italiano: CILS. Pontuação mínima: CILS 4 (equivalente ao B2 (intermediário) na classificação européia).

v. Francês: Nancy 3 ou DALF (Aliança Francesa); TCF (Cendotec). Pontuação mínima: entre 500 a 699 pontos.

g) Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.

h) Os candidatos estrangeiros, além da proficiência em Língua estrangeira, devem submeter-se à Prova de Proficiência em Português. A prova de Proficiência em Português será aplicada pelo Centro de Línguas da FFLCH. As inscrições para esse exame serão feitas pelo site www.clinguas.fflch.usp.br O candidato estrangeiro que tiver sido aprovado no CELPE-BRAS será dispensado de exame, devendo anexar cópia autenticada do referido certificado no momento da inscrição.

i) Apenas os alunos aprovados na Prova de Proficiência em línguas estrangeiras (além da Prova de Proficiência em língua portuguesa, no caso de candidatos estrangeiros) serão convocados para a fase seguinte.

Segunda fase - Prova Escrita de Conhecimentos Específicos em Teoria Literária e Literatura Comparada.

a. Esta prova, de caráter eliminatório, tem como objetivo avaliar o repertório de leituras críticas e literárias do candidato, sua capacidade analítica e seu nível de articulação conceitual nos campos da teoria e da historiografia literárias, com base na “Bibliografia Básica” divulgada a cada semestre no edital de seleção (ver item “f” abaixo). Não será permitida a consulta a nenhum material durante a Prova. Computadores serão fornecidos pelo Programa para a digitação da Prova, que será impressa ao final do período de quatro horas. Para efeito da Prova, os candidatos serão identificados apenas por números, gerados pela coordenação do Programa com este único propósito.

b. A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos será realizada no dia 02 de outubro de 2013 e terá duração de quatro horas. Na data de 23/09/2013, serão divulgados o local e horário da prova no site do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada  www.dtllc.fflch.usp.br ou através do telefone (11)3091-4893.

c. As provas dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado serão corrigidas por uma banca constituída por docentes do Programa e a nota mínima de aprovação será 7,0 (sete). Apenas os alunos aprovados na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos serão convocados para a fase seguinte. O resultado será divulgado no site do Departamento http://dtllc.fflch.usp.br/ dia 24 de outubro de 2013. Apenas os alunos aprovados na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos serão convocados para a fase seguinte. O prazo de validade da Prova de Conhecimentos será de dois semestres.

d. Bibliografia Básica para a Prova:

  1. Aristóteles. Poetica. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011 (edição sugerida).

  2. Bürger, Peter. "A obra de arte de vanguarda"; "Sobre o problema da autonomia da arte na sociedade burguesa". Em Teoria da vanguarda. Tradução José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008

  3. Friedrich, H. “Baudelaire”. Em Estrutura da lírica moderna. Tradução de Marise  M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

  4. Lukács, G. "Narrar ou descrever". Em  Ensaios sobre literatura. Organização de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

  5. Rosenfeld, Anatol. “Kafka e o romance moderno”. Em Letras e leitura. São Paulo, Perspectiva USP/UNICAMP, 1994.

  6. Szondi, P. "Introdução: estética histórica e poética dos gêneros"; “O drama”; “A crise do drama” (compreendendo os textos sobre Ibsen e Tchékhov). Em Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

 

Terceira fase - Prova de avaliação e arguição do projeto de pesquisa e do histórico escolar.

a) No dia 28 de outubro de 2013, os candidatos aprovados na Prova Escrita deverão apresentar, na Secretaria do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada ou pelo e-mail postllc@usp.br, projeto de pesquisa pertinente à linha de pesquisa do orientador escolhido. O projeto, de até 15 páginas, deve contemplar os seguintes itens: título, tema, delimitação dos problemas a serem investigados, hipóteses, justificativa, bibliografia e cronograma. Para auxiliar na avaliação, alguns orientadores solicitam documentação complementar, como publicações e trabalhos acadêmicos na área (ver Etapa 3 – Das Vagas).

b) A arguição será realizada por uma banca constituída por docentes do Programa no período de 18 a 22 de novembro de 2013. Serão examinados o curriculum vitae, o histórico escolar e o projeto de pesquisa, além de eventual documentação complementar.

c) Baseada na documentação apresentada, a arguição do candidato visa ao esclarecimento dos seguintes itens: a) a qualidade do projeto de pesquisa, em sua consistência e viabilidade, bem como a pertinência e atualização da bibliografia; b) a formação acadêmica e a experiência em pesquisa do candidato; c) sua habilidade na exposição do projeto e na argumentação durante a entrevista.

d) A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Para efeito de divulgação final, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovado” (aqueles com média igual ou superior a 7,0) e “não aprovado” (aqueles com média inferior a 7,0). O resultado da seleção será divulgado no dia 02 de dezembro de 2013.

Calendário das Provas

 

Entrega dos documentos para a inscrição, no Serviço de Pós-Graduação: 05 a 09 de agosto de 2013.

Inscrição no Exame de Proficiência: 05 a 19 de agosto de 2013 no site:  www.clinguas.fflch.usp.br

Prova de Proficiência em língua estrangeira – 02 a 06 de setembro de 2013

Divulgação do local e horário da prova específica – 23 de setembro de 2013

Prova Escrita de Conhecimentos Específicos (Mestrado e Doutorado): 02 de outubro de 2013

Divulgação do resultado da Prova Escrita: 24 de outubro de 2013

Prazo para a entrega dos projetos de pesquisa, na Secretaria do Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada ou pelo e-mail postllc@usp.br: 28 de outubro de 2013 (2ª segunda feira)

Entrevistas (Mestrado e Doutorado): 18 a 22 de novembro de 2013 (2ª, 3ª e 5ª, 6ª-feira). As entrevistas serão agendadas pela Secretaria do Programa de TLLC.

Divulgação do resultado final: 02 de dezembro de 2013 (2ª-feira). O resultado do processo seletivo será afixado na Secretaria do Programa e poderá ser consultado na página do Departamento de Teoria Literária www.dtllc.fflch.usp.br ou através do telefone (11)3091-4893.

 

Etapa 3:

Das Vagas:

Adélia Toledo Bezerra de Meneses – Especialidades: Literatura Comparada, Literatura e Psicanálise (não lacaniana), Literatura e Sociedade, Guimarães Rosa, Chico Buarque.Vagas:

1 (ME) (1DO)

 

Aurora Fornoni Bernardini – Especialidades: Estudos comparativos em literatura. 

Vagas: 2 (ME)

 

Betina Bischof - Especialidades: Literatura e sociedade; Modernismo brasileiro (lírica); Literatura brasileira contemporânea; Literatura comparada (especialmente a comparação entre literatura e as artes plásticas). Além do projeto de aproximadamente 10 páginas (incluindo objetivos e bibliografia), o candidato deve entregar um trabalho acadêmico que considere representativo de sua produção. O projeto deve ter compatibilidade com as linhas de pesquisa mencionadas, além de delinear claramente  hipóteses de leitura de seu objeto.

Vagas: 2 (ME)

 

Cleusa Rios Pinheiro Passos - Especialidades: Literatura e Psicanálise e Estudo da narrativa (conto e romance).

Vagas: 2 (ME) 2 DO)

 

EduTeruki Otsuka - Especialidades: Literatura e sociedade: formas culturais e sociedade brasileira.

Vagas: 1: (ME) 1 (DO)

 

Eduardo Vieira Martins - Especialidade: Literatura Brasileira no século XIX; Teoria e crítica literárias.

Vagas: 1 (ME) 1 (DO)

 

Fábio Rigatto de Souza Andrade – Especialidades: Narrativa moderna.

Vagas: 1 (ME)

 

Jorge Mattos Brito de Almeida – Especialidades: 1. Teoria do romance; 2. Modernismo e vanguardas.

Vagas: 1(ME) 1 (DO)

 

Marcelo Pen Parreira – Especialidade: Literatura Comparada, Literatura e Sociedade e Ficção brasileira e de língua inglesa.

Vagas: 1 (ME)

 

Marcus Vinicius Mazzari – Especialidade: Estudos comparativos de literatura

Vagas 2(ME) 2(DO)

 

Marta Kawano – Especialidade: Literatura Comparada, Teoria Literária e Romantismo

Vagas 3 (ME) 2 (DO)

 

Roberto Zular – Especialidades: Poesia Moderna e Contemporânea

Vagas: 1 (DO)

 

Sandra Guardini Teixeira Vasconcellos – Especialidades: Crítica e história literária.

VAGAS: 1 (DO)

 

 

 

FORMULÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:   

   Lista de documentos exigidos para inscrição (lista básica - cada Programa poderá solicitar outros documentos que julgar pertinente - consulte o Edital)             

    Boleto Bancário (exclusivamente para pagamento na agência bancária ou pela internet, dentro do período de inscrição) 

    Ficha de Inscrição   (alguns Programas fazem inscrição on line - consulte o Edital)    

    Termo de Compromisso - Conclusão do Curso de Graduação (para quem ainda não colou grau - guardar seu protocolo)

    Termo de Compromisso - Conclusão do Mestrado (para quem ainda não tem o Diploma ou o resultado  do pedido de Equivalência ou Reconhecimento - gguardar seu Protocolo)

    Modelo de Declaração para quem ainda não tem Diploma de Mestrado (só para cursos concluídos no Brasil, fora da USP)                                        

    Endereço dos Programas  - para envio da documentação em caso de inscrição à distância (via sedex)

 


Atenção!

Candidatos ao curso de Doutorado


 1. Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receberam o Diploma de Mestrado 

         Se aprovados no processo seletivo, vocês deverão apresentar, no Serviço de Pós-Graduação da FFLCH,  uma Declaração (clique aqui para acessar o modelo), a ser obtida junto à sua Universidade de origem, até o último dia previsto no Calendário Escolar, para a matrícula dos alunos ingressantes. Essa entrega pode ser feita pessoalmente ou através do email posfflch@usp.br. A partir da data da primeira matrícula, vocês terão 12 meses para entregar o Diploma de Mestre (cópia frente e verso na mesma folha).

2. Títulos obtidos em Universidades estrangeiras e que dependem de Reconhecimento de Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (para saber a diferença clique aqui)

Para os candidatos aprovados no processo seletivo, que tenham obtido o  Título de Mestre  em Universidades estrangeiras, o prazo máximo para obtenção da aprovação da Equivalência do Título ou Reconhecimento de Diploma  é o último dia do período reservado para a matrícula dos alunos ingressantes previsto no Calendário Escolar.  Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre ou Reconhecimento de Diploma de Mestrado deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

 

smileyINSCRIÇÃO PRESENCIAL  (exige que o interessado ou procurador compareça pessoalmente ao local da inscrição)

Antes, consulte:       

  1. Período de Inscrição: consulte o Calendário e posteriormente o Edital
  2. Documentação Exigida
  3. Local e Horário de Atendimento: Consulte o Edital da Área pretendida

 

mail  INSCRIÇÃO À DISTÂNCIA 

          As inscrições deverão ser enviadas pelo Correio.  Para isso estamos disponibilizando a geração de um boleto, que deverá ser impresso e pago em qualquer agência bancária ou on-line, no seu banco. Esse pagamento deverá ser feito, obrigatoriamente, dentro do período de inscrições fixado no calendário.

         
          A documentação, junto com o comprovante de pagamento, deverá ser encaminhada diretamente ao endereço do programa no qual você pretende participar do processo seletivo. Consulte endereços.
         
          A taxa para inscrição é de $ 50,00.
          


 

1.     Todas as informações sobre o processo seletivo está no Edital da área - consulte atentamente.

2.      Não esqueça de preencher todos os campos do formulário;
 
2.      Não esqueça de colocar corretamente as informações no envelope. Além do endereço, você deverá colocar, do lado de fora do envelope (abaixo, à esquerda) a seguinte frase: “Assunto: Documentação para inscrição no processo seletivo para Mestrado ou Doutorado.”

                        É de sua inteira responsabilidade preenchimento do formulário completo e o envio dos documentos para fins de inscrição. O pagamento da taxa e a postagem da documentação deverá respeitar o período de inscrições estabelecido no Calendário. Não serão aceitas inscrições postadas após a data limite do Calendário nem aquelas com a documentação incompleta ou em desacordo com a Documentação Exigida.

 

 

AnexoTamanho
FRIEDRICH_, Problemas atuais e suas fontes.pdf1.82 MB
SZONDI_Introdução, O drama, A crise do drama (Ibsen e Tchékhov) (1).pdf12.32 MB
ROSENFELD_Kafka e o Romance Moderno.pdf10.49 MB
LUKÁCS_Narrar ou Descrever.pdf1.4 MB
BÜRGUER_Sobre o problema da autonomia da arte.pdf1.1 MB
BÜRGUER_A obra de arte de vanguarda.pdf1.05 MB
Relacao aprovados para pos-grad incio julho 2013 ii-2.docx13.84 KB
Banca entrevistas candidatos aprovados 06052013-2.pdf82.57 KB
Convocação para prova de conhecimento.docx20.96 KB
EDITAL_ 2013_Seleção para o segundo semeste.pdf432.1 KB
Relação dos alunos aprovados para ingresso na Pós.docx14.41 KB
Resultado na prova de conhecimento especificos aplicada aos candidatos à pós.docx15.35 KB
RELAÇÃO DOS INSCRITOS APROVADOS NO EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.docx21.07 KB
EDITAL_retificado versão final 1 sem 2013.pdf83.88 KB