Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Revista Magma 06 - 1999

  Magma 6 - 1999

Editorial

"Se procuro estou achando.
Se acho, ainda estou procurando?"
Do QUATREVO
(Guimarães Rosa)

Mais um número de Magma vem à luz, e ainda buscando caminhos... Porém, como sugere a epígrafe de Guimarães Rosa, na hierarquia das verdades, o que é melhor, procurar ou achar? Sem muita escolha, seguimos nossas vias transversas. Como tornar Magma de fato útil para os pós-graduandos da área, e estimulante? Útil pode até ser, na medida em que os ensaios informam os diferentes caminhos da pesquisa na Teoria Literária e na Literatura Comparada e, não só isso, cumprem os objetivos de qualquer revista de divulgação científica, que é a circulação do conhecimento. Mas será estimulante? Os remanescentes da equipe que organizou os últimos dois números, e que agora se despedem, têm perguntado se não caberia na revista, no interior da seção Ensaios, textos que comentassem os distintos problemas - de ordem teórica, metodológica, bibliográfica, temática - com os quais se confronta o pós-graduando ao longo de sua pesquisa. Os percalços, comuns a todos, se expostos, poderiam, quem sabe, contribuir para um contato maior entre o pessoal da área, promovendo algum diálogo capaz de espantar um pouco a solidão desse momento acadêmico. Por isso, temos pedido aos professores do DTLLC que incentivem seus orientandos e alunos dos cursos a apresentarem trabalhos nessa linha. Fica também aqui a sugestão aos leitores.

Outra seção que tem sido objeto de constantes questionamentos é a de Resenhas. Até o número passado, resenhava-se uma ou duas teses dentre as muitas defendidas ao longo do ano no Departamento. Mas, por que estas e não aquelas? Para evitarmos o constrangimento de escolhas arbitrárias, decidimos neste nº 6 resenhar livros relacionados à área que, após o lançamento, tivessem tido pouca exposição à mídia. Entretanto, tarefa cumprida, definitivamente avaliamos não ser esta uma boa solução: ao final, reencontra-se o mesmo constrangimento de optar por um ou outro livro em meio a vários outros... Ademais, os professores do DTLLC têm a sua própria revista, Literatura e Sociedade, e tais resenhas não caberiam melhor ali? (Pode-se até argumentar que não, que os alunos têm quiçá mais necessidade daquelas informações...) Para relativizar o problema, decidiu-se publicar, na seção Informes, a relação das publicações em livro dos alunos da pós, a exemplo do que fará Literatura e Sociedade com os textos dos professores. Pressentimos, contudo, que ainda não se encontrou a solução melhor.

A seção Evento, por sua vez, parece estar obtendo sucesso no seu percurso, com as entrevistas e depoimentos satisfazendo tanto à equipe de execução da revista quanto aos colegas leitores. Neste número, mais uma vez flui bem conduzida a voz de outro antigo mestre que tem feito a história do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, a professora Aurora Fornoni Bernardini.

As seções de Magma estão abertas à participação de todos, para que enviem seus trabalhos teóricos, polêmicos, ou de criação e tradução. De resto, é este o único meio de existência da revista.

Imagem

Download da Revista

Evento

Entrevista com Aurora Fornoni Bernardini

Ensaios

Padrões míticos, construções literárias e modelos sociais: o caso dos cavaleiros feéricos dos "lais" medievais
Antonio P. V. Morás

A cabala do Maracanã
Marcelo Pen Parreira

Profissionalização do escritor e publicidade editorial: dois capítulos da leitura pré-modernista no Brasil
Maurício Silva

A trama do desejo: uma leitura do conto "Desenredo", de Guimarães Rosa
Marília Librandi Rocha

Os espaços internos do poema
Betina Bischof

Tradução

Poemas de Boris Vian
Tradução de Ruy Proença

Criação

Conto

Branca
Ayde Veiga Lopes

Poemas

A pedra
Ver Meer
Rodrigo Ribeiro

Frankenstein metamoderno
Cultura e opulência do Brasil por suas drogas de minas
Jairo Nogueira Luna

Resenhas

Tarsila do Amaral, a modernista, de Nádia Battella Gotlib
Neide Luzia de Rezende

A donzela-guerreira: um estudo de gênero, de Walnice Nogueira Galvão
Creud Pereira Santos Martinelli

Literatura comparada. História, teoria e crítica, de Sandra Nitrini
Eromar Bonfim Rocha

Comissão editorial

Adalberto Luís de Oliveira
Ana Paula Pacheco
Neide Luzia de Rezende
Ricardo Iannace

AnexoTamanho
m6.pdf6.22 MB