Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Literatura e Sociedade n. 5 (2000)

Literatura e Sociedade n.5 (2000)
"Edição comemorativa 1"

 

A Revista Literatura e Sociedade está disponível online no Portal de Revistas da USP. Confira o conteúdo completo deste número, acessando nossa página: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/30

                                                                                   

Editorial

             Literatura e Sociedade número 5 comemora os dez anos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Por isso reúne artigos de docentes que planejaram sua criação: Davi Arrigucci Jr., João Alexandre Barbosa, João Luiz Lafetá, Lígia Chiappini, Teresa Vara e Walnice Nogueira Galvão. Foram convidados para participar deste número especial Boris Schnaiderman e Aurora Fornoni Bernardini, professores do Programa de Pós-Graduação de Teoria Literária e Literatura Comparada há muitos anos; e Antonio Arnoni Prado que, tendo ministrado um curso em pós-graduação em 1999, representa a colaboração do professor visitante. A inclusão do ensaio de Benedito Nunes, na mira desta Revista, desde o período da Comissão Organizadora anterior, dá-se em momento e contexto oportunos. Por fim, a presença indispensável de Antonio Candido, que mantém laços estreitos com este Departamento, como idealizador e professor atuante da Área de Teoria Literária e Literatura Comparada.

             Os artigos, reunidos de acordo com a afinidade temática ou com a predominância de uma determinada perspectiva de leitura, ora mais abrangente, ora centrada num escritor, distribuem-se em três blocos. Com esta disposição, pretendeu-se tornar mais visível o diálogo entre os textos e, em parte, ordená-los segundo a cronologia da matéria tratada. "Tempo. Literatura. História. Algumas considerações", de Boris Schnaiderman; "Literatura e História: notas sobre as relações entre os estudos literários e os estudos historiográficos", de Ligia Chiappini e "Formalismo russo, uma revisitação", de Aurora Fornoni Bernardini têm um intuito basicamente teórico. "Anotações à margem do regionalismo", de Walnice Nogueira Galvão, "José Veríssimo, leitor de estrangeiros", de João Alexandre Barbosa e "Três imagens da utopia", de Antonio Arnoni Prado alinham-se na perspectiva da história e da crítica literárias. "O sertão em surdina (Ensaio sobre O Quinze)", de Davi Arrigucci Jr., "Rubem Fonseca, do lirismo à violência", de João Luiz Lafetá e "Carlos Drummond: a morte absoluta", de Benedito Nunes são ensaios críticos sobre obras e autores específicos. Situa-se à parte "Cena interrompida", de Teresa Vara, por seu teor criativo.

              Instituiu-se neste número a seção Rodapé - "Notas de crítica literária", em que foram coligidos artigos de jornal de Antonio Candido, da década de 1940, inéditos em livro, exceto "Sagarana", publicado no Diário de S. Paulo, em 1946. Deste jornal apresentam-se, também, "O nosso romance antes de 1920" (I, II, III e IV), "Revistas" e "A literatura e a universidade" (I e II), do mesmo ano; "Começando" e "Duas notas de poética", do ano anterior. Dos artigos da Folha da Manhã foram retomados "Ouverture", "Jornada heróica", "Artista e sociedade", de 1943, e "Contos", "Esclarecendo", "Desconversa", "De leitor para leitor" e "Verlaine", de 1944. Procedeu-se a esta seleção com o propósito de trazer para a atualidade uma amostra das primeiras manifestações críticas de Antonio Candido, nas quais se vislumbram linhas de força, traçadas com nitidez na sua produção acadêmica e na sua atuação como professor da Área de Teoria Literária e Literatura Comparada, a partir da década de 1960.

             Na seção Biblioteca - "Publicações do Departamento", foram reproduzidas na íntegra orelhas de livros, referentes à produção acadêmica de 1999 e 2000.

              Por se tratar de edição especial, Literatura e Sociedade número 5 apresenta algumas modificações em sua composição e uma nova capa.

              O próximo número dará continuidade às comemorações, desta vez, relativas aos 40 anos da Área. Terá a participação dos atuais docentes e de professores, cuja presença foi significativa na história do Curso.
 

SUMÁRIO

Ensaios

Tempo. Literatura. História. Algumas variações
Boris Schnaiderman

Literatura e História. Notas sobre as relações entre os estudos literários e os estudos historiográficos
Ligia Chiappini

Formalismo russo, uma revisitação
Aurora Fornoni Bernardini

Anotações à margem do regionalismo
Walnice Nogueira Galvão

José Veríssimo, leitor de estrangeiros
João Alexandre Barbosa

Três imagens da utopia
Antonio Arnoni Prado

O sertão em surdina (Ensaio sobre O Quinze)
Davi Arrigucci Jr.

Rubem Fonseca, do lirismo à violência
João Luiz Lafetá

Carlos Drummond: a morte absoluta
Benedito Nunes

A cena interrompida
Teresa Vara

Rodapé

Notas de crítica literária
Antonio Candido

Biblioteca

Publicações do Departamento

Comissão editorial
Sandra Nitrini (coord.)
Maria Augusta Fonseca
Viviana Bosi