Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Literatura e Sociedade n. 4 (1999)

Literatura e Sociedade N.4 (1999)

 

A Revista Literatura e Sociedade está disponível online no Portal de Revistas da USP. Confira o conteúdo completo deste número, acessando nossa página: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/29

                                                                                   
                                                                                 

Editorial

Literatura e Sociedade chega a seu quarto número, mantendo a periodicidade anual. A revista traz desta vez alguns ensaios de professores de instituições estrangeiras que estiveram visitando o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada no ano que passou, seja em cursos de pós-graduação, seja em palestras: Martin Lienhard, de quem a revista publica um depoimento ao professor Roberto Ventura e um ensaio sobre escritores-antropólogos latino-americanos; Luiza Franco Moreira, que apresenta uma análise comparativa entre o poeta brasileiro Cassiano Ricardo e o argentino Leopoldo Marechal; Gordon Brotherston, cujo ensaio sobre a visibilidade da escrita apanha num grande vôo desde alguns casos de povos antigos até os modernos poetas visuais; e Monique Gosselin, que se ocupa da obra Monsieur Ouine, de Georges Bernanos, que ao ser publicada no Brasil, na década de quarenta, recebeu críticas elogiosas de Álvaro Lins e Antonio Candido.

Dois ensaios são também de colegas de outras instituições: Lucia Helena, que apresenta uma leitura de Clarice Lispector, e Mirella Márcia Longo, um ensaio sobre as canções de Dorival Caymmi e suas relações com a cidade de Salvador. Do Departamento, publicam os colegas Andrea Saad Hossne, sobre o sentido do Bovarismo no romance de Flaubert; Cleusa Rios Pinheiro Passos, sobre o feminino num conto de Tutaméia, de Guimarães Rosa; e Joaquim Alves de Aguiar, que resenha e reflete sobre o livro pouco estudado de Gilda de Mello e Souza, O Espírito das Roupas.

A revista traz também uma subseção intitulada Publicações do Departamento, em que estão elencados os títulos publicados por professores do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, correspondentes ao período de maio de 1998 a abril de 1999. Constam da relação as obras de professores da ativa, de aposentados, além de colaboradores do programa de pós-graduação; quanto à natureza dos títulos, são seis livros de ensaios, duas traduções especializadas, um livro de homenagem e duas revistas. Os comentários reproduzem parcial ou integralmente as "orelhas" dos livros e os editoriais das revistas. Cabe registrar um agradecimento à professora Maria Beatriz Florenzano, diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia USP, pela orientação quanto ao motivo da capa.

 

 

Ensaios

Em busca de Emma Bovary
Andrea Saad Hossne

História e ficção: tentativa de interpretação a partir de Monsieur Ouine
Monique Gosselin

A lua e o domador: símbolos literários e divisões sociais na poesia nacionalista de Cassiano Ricardo e Leopoldo Marechal
Luiza Franco Moreira

O arrenego e a letra: notas sobre "Esses Lopes" de Guimarães Rosa
Cleusa Rios Pinheiro Passos

A vocação para o abismo
Lucia Helena

Memórias do cais: Caymmi, canções e fontes
Mirella Márcia Longo

Traduzindo a linguagem visível da escrita
Gordon Brotherston

Depoimento

Somos todos migrantes: entrevista com Martin Lienhard
Roberto Ventura

Etnografia e ficção na América Latina: o horizonte de 1930
Martin Lienhard

Biblioteca

Publicações do Departamento

Anotações à margem de um belo livro
Joaquim Alves de Aguiar

Comissão editorial

Ariovaldo José Vidal (coord.)
Andrea Saad Hossne
Joaquim Alves de Aguiar
Sandra Margarida Nitrini
Viviana Bosi Concagh