Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Literatura e Sociedade n. 3 (1998)

 Literatura e Sociedade N.3 (1998)

 

A Revista Literatura e Sociedade está disponível online no Portal de Revistas da USP. Confira o conteúdo completo deste número, acessando nossa página: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/17

 

Editorial

           Literatura e Sociedade chega ao terceiro número, dando continuidade ao projeto de publicações do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Neste terceiro número, abdicou-se do tratamento temático, no intuito de criar maior liberdade de colaboração; sendo assim optou-se por uma unidade interna entre os artigos, mantidas as três seções originais da revista.

            Ensaios se abre com um artigo da profa. Maria Elizabeth de Vasconcellos sobre o caráter moralizante das fábulas de Esopo lidas na Idade Média portuguesa; também um caráter moralizante está na presença do livro Sinclair das Ilhas, lido por algumas personagens de Machado de Assis, no artigo da professora e pesquisadora Marlyse Meyer, artigo que há algum tempo a revista estava por publicar.

           Os ensaios seguintes tratam da literatura brasileira deste século, na forma de diálogo: Raul Antelo fala das relações entre a obra de alguns críticos e/ou criadores modernistas ou não com a psicanálise freudiana ou com Freud; Sandra Nitrini compara as ligações de Ribeiro Couto e Osman Lins com a França, a partir de seus livros de viagem; e Regina Lúcia Pontieri aproxima dois de nossos maiores prosadores modernos, Mário Andrade e Clarice Lispector, vendo o tratamento dispensado à questão do feminino.

           Os dois artigos restantes têm um intuito basicamente teórico: o primeiro, de Walter Moser, professor que visitou o Departamento em 1997, avalia alguns aspectos das relações entre estudos culturais e estudos literários; o segundo, de Leopoldo Waizbort, trata do memorial acadêmico enquanto gênero literário. Ligado ao texto do prof. Waizbort, a seção Depoimento publica o memorial de João Luiz Lafetá, professor do Departamento e da Universidade de 1978 a 1996.

             Biblioteca traz resenhas sobre obras importantes nos estudos literários: a primeira, a edição atualizada da correspondência de Euclides da Cunha; a segunda, o livro em homenagem aos oitenta anos de Décio de Almeida Prado; e a última, o livro mais recente de Davi Arrigucci Jr. A revista traz ainda um Apêndice de orientação a seus leitores: uma errata do número anterior, infelizmente (e excepcionalmente) com alguns problemas de revisão; instruções aos colaboradores; relação dos artigos publicados e o endereço de algumas livrarias que comercializam a revista.

 

SUMÁRIO

 

Ensaios

O livro de Esopo e a lição das fábulas: a literatura didática na Baixa Idade Média em Portugal
Maria Elizabeth Graça de Vasconcellos

Machado de Assis lê Saint-Clair das Ilhas
Marlyse Meyer

Lixeratura: a carta e o destino
Raul Antelo

Peru versus galinha: aspectos do feminino em Mário de Andrade e Clarice Lispector
Regina Lúcia Pontieri

Viagens reais, viagens literárias: escritores brasileiros na França
Sandra Nitrini

Estudos literários, estudos culturais: reposicionamentos
Walter Moser

Para uma sociologia do memorial acadêmico: um fragmento
Leopoldo Waizbort

Depoimento

Memorial acadêmico
João Luiz Lafetá

Biblioteca

Correspondência de Euclides da Cunha
Adilson Odair Citelli

Uma dívida que o tempo não esmorece
Iná Camargo Costa

Recorte e minúcia
Flora Süssekind

 

COMISSÃO EDITORIAL
Ariovaldo José Vidal (coord.)
Cláudia de Arruda Campos
Iná Camargo Costa
Ivone Daré Rabello
Regina Lúcia Pontieri