Literatura e Sociedade n. 2 (1997)

Literatura e Sociedade N.2 (1997)

A Revista Literatura e Sociedade está disponível online no Portal de Revistas da USP. Confira o conteúdo completo deste número, acessando nossa página: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/16

Em seu segundo número, Literatura e Sociedade dá continuidade ao projeto de publicações do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, na perspectiva de divulgar trabalhos elaborados dentro e fora da Universidade, no Brasil e no exterior. A acolhida da revista mostrou a necessidade de se oferecer, neste número, maior espaço editorial para o intercâmbio nos estudos literários.

Literatura e Sociedade enfoca basicamente, desta vez, as relações possíveis entre literatura e outras artes. Tema relevante na producão crítica e criativa atual, permite retomar importantes aspectos do comparativismo - área tão fecunda quanto, por vezes, perigosa. Os ensaios, teóricos ou analíticos, revelam a diversidade de métodos que podem ser aplicados aos objetos de estudo, bem como a própria amplitude dos campos de pesquisa.

Mantendo suas três seções, a revista traz na primeira, Ensaios, um estudo fotográfico de Anita Hirschbruch, pesquisadora da Cinemateca Brasileira, que desenvolve trabalhos na área da fotografia a partir da obra de Clarice Lispector. Compõem também a primeira parte artigos de natureza teórica ou de visão de conjunto, como os de Claus C1üver, Aguinaldo José Gonçalves, Roberto Carvalho de Magalhães e Enio Squeff, bem como artigos que se detêm em obras e autores particulares, casos, entre outros, dos ensaios de Danilo Lôbo, Arlete Cavaliere, Ismail Xavier e Adélia Bezerra de Meneses, que tematizam relações entre literatura e pintura, teatro, cinema e música.

Depoimento traz testemunhos sobre mestres que entre outras tantas contribuições iluminaram, em ensaios já clássicos, questões relativas ao tema deste número: Décio de Almeida Prado fala sobre Paulo Emílio Salles Gomes, e Teresa Pires Vara recorta e alinhava suas memórias como aluna de Antonio Candido, em Assis e em São Paulo. A seção inclui ainda uma bibliografia inicial sobre e de Paulo Emílio. Em Biblioteca, resenham-se estudos críticos sobre as relações entre oralidade e escrita na Grécia clássica, bem como sobre as confluências entre literatura e psicanálise em dois estudos recentes, além da resenha de dois dos melhores prosadores contemporâneos de nossa literatura.

O ensaio inicial, "Uma fotografia na parede", de João Luiz Machado Lafetá, versão integral da introdução aos contos de Autran Dourado, escrita para a editora Global, traz a palavra viva de seu autor. Não a evocação, mas a presença forte daquele que continua, com sua prosa lúcida e fina, a nos ensinar.

SUMÁRIO

Uma fotografia na parede
João Luiz Lafetá

Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos
Claus Clüver

Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações
Aguinaldo José Gonçalves

A pintura na literatura
Roberto Carvalho de Magalhães

"O sentimento dum ocidental": uma leitura intersemiótica
Danilo Lôbo

Sobre Mallarmé e as artes
Zênia de Faria

A fala, o recitativo e o canto: estrutura da ação na comédia romana
Johnny José Mafra

Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo
Arlete Orlando Cavaliere

O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo
Ismail Xavier

Música e literatura: entre o som da letra e a letra do som
Enio Squeff

Guilhermina ou a arte de escutar as aves
Beatriz de Mendonça Lima

Riqueza de pobre
Maria Ignez Novais Ayala

O "eterno feminino": modulações (a propósito das letras de Chico Buarque)
Adélia Bezerra de Meneses

Depoimento

Décio de Almeida Prado fala de Paulo Emílio Salles Gomes
Cláudia de Arruda Campos c Ivone Daré Rabello

Sobre Paulo Emílio
Décio de Almeida Prado

Bibliografia de Paulo Emílio
Francisco Roberto P. L. Mariutti

Pano pra manga
Teresa Pires Vara

Oralidade, escrita e literatura: Havelock e os gregos
Jacyntho Lins Brandão

Da Palavra Encarnada: questões de psicanálise e literatura
João A. Frayze-Pereira

A sedução das "confluências"
Boris Schnaiderman

Dois brasileiros
Arthur Nestrovski

Ariovaldo José Vidal (coord.)
Cláudia de Arruda Campos
Iná Camargo Costa