Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Revista Magma 02 - 1995

Magma 2 - 1995

Editorial

A revista Magma chega ao seu segundo número buscando firmar-se como referência para os alunos de Graduação e Pós-Graduação, professores da área de Letras e interessados em geral. Reformulou-se o projeto gráfico, acrescentou-se a seção Resenhas e a periodicidade deve passar de anual a semestral (abril-outubro), devido ao grande número de trabalhos recebidos. Mantém-se o objetivo de divulgar os trabalhos realizados no programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC), mas agora a partir de uma seleção que privilegia as linhas de pesquisa nele desenvolvidas, sem excluir, no entanto, a colaboração externa.

Neste número, o leitor de Magma encontrará na seção Evento uma entrevista e depoimento do Professor João Alexandre Barbosa, em que se misturam história pessoal e história da constituição do DTLLC da Universidade de São Paulo. Acreditamos com isso preencher uma lacuna, já que é raro o depoimento pessoal, de cunho memorialístico, capaz de nos fornecer um painel mais amplo da geração crítica atuante a partir dos anos 60. Formada, em sua grande maioria, sob influência do Professor Antonio Candido (ver carta inédita), essa geração é hoje responsável pela formação dos novos críticos literários. A seção Ensaios constitui-se de textos cuja tônica os insere predominantemente nas seguintes linhas de pesquisa: teoria da narrativa; teoria dos gêneros (romance); teoria da poesia e modernidade; literatura, psicanálise e sociedade; literatura comparada, nessa ordem de apresentação. Magma oferece ainda a tradução da abertura do primeiro livro da coletânea indiana Pañcatantra e, na seção Criação, poemas de colaboradores. A seção Resenhas estréia com um texto sobre a Teoria do Romance, de Georg Lukács. Para os próximos números pretende-se a inclusão de resenhas de teses defendidas junto ao Departamento e ainda não publicadas.

A equipe de Magma preocupou-se em adequar a Revista ao padrão usual das publicações do gênero, permitindo assim sua futura indexação nos Boletins internacionais. A elaboração de uma revista funciona como uma verdadeira produção cultural - cada número é um acontecimento por si só - mas chegamos aqui com a esperança e o intuito de avançarmos nesse processo de amadurecimento.

 

Imagem

Download da Revista

Evento

Entrevista

João Alexandre Barbosa, Leitor

Depoimento

A Formação do DTLLC

Carta de Antonio Candido


Ensaios

Tigres que engendram
Adalberto Luís de Oliveira

Crítica, Providência e uso dos modos ficcionais no Quixote I
Heloísa Pezza Cintrão

"Código": leitura de um poema de Augusto de Campos
Miriam Silvia Schwartz Brenner

O ideograma e a poesia
Maria Luiza Guarnieri Atik

"A benfazeja": o homem em busca de si
Marta Cavalcante de Barros

Reflexos da fábula indiana nos textos de Monteiro Lobato
Maria Valíria Aderson de Mello Vargas


Tradução

Pañcatantra - Prólogo; Livro I, Conto I
Maria da Graça Tesheiner e Marianne Flemming


Criação

Ciúme; Ciúme II; Poema; O peixe
Eva Pereira

Enfoque
Fernando Maurício Perón

Certa biblioteca pessoal
Frederico Barbosa


Resenhas

A Teoria do Romance, Georg Lukács
Marcos Roberto Flamínio Peres


Informes

Comissão editorial

Andrea Saad Hossne
Marília Librandi Rocha
Miriam Silvia Schwartz Brenner