Literatura e Sociedade n. 1 (1996)

Literatura e Sociedade N.1 (1996)

A Revista Literatura e Sociedade está disponível online no Portal de Revistas da USP. Confira o conteúdo completo deste número, acessando nossa página: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/15

Dando início a seu projeto de publicações, o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP lançou a revista Magma, dos alunos de pós-graduação, já a caminho de seu terceiro número. Literatura e Sociedade completa a primeira etapa, como um periódico aberto a trabalhos elaborados dentro e fora da universidade, no Brasil e no exterior, na intenção de contribuir para maior intercâmbio no campo dos estudos literários.

Literatura e Sociedade conta com três seções. Com o conjunto de artigos de Ensaios, a revista pretende discutir questões fundamentais do fenômeno literário: gêneros, relações com outras artes e áreas do conhecimento, grandes autores e grandes obras, questões de história literária, entre outras. Depoimento traz testemunhos, entrevistas e memórias de leitores exemplares. A seção Biblioteca se destina a notas, resenhas e comentários de obras publicadas no mercado editorial nacional e estrangeiro, bem como à recuperação de textos importantes que estejam fora de circulação.

Neste primeiro número, os ensaios tratam todos de relações entre literatura e vida urbana, tema de trânsito freqüente nos estudos literários atuais. O depoimento presta homenagem à ex-professora do Departamento de Teoria Literária, Lucilla Ribeiro Bernardet. A revista traz, em sua biblioteca, entre outros, um ensaio de Otto Maria Carpeaux sobre a forma do romance.

A homenagem e o vínculo que procuramos estabelecer com Antonio Candido, fundador da área, vão sintetizados no próprio nome da revista, tomado de empréstimo a obra decisiva em nossa formação.

Nas garras de Praga

Modesto Carone

Uma poética da fronteira
Jacques Leenhardt

O Rio de Janeiro nas obras de Macedo e Alencar
Ruth Villela Cavalieri

O sobrinho pelo tio
Flora Süssekind

O avesso do cartão-postal: João do Rio perambula pela capital da República
Maria Zilda Ferreira Cury

O colecionador: fetiches, pilhagens e vitrines
Ademir Demarchi

Pelas ruas da cidade uma mulher precisa andar: leitura de Clarice Lispector
Ligia Chiappini

Anjo mutante: o espaço urbano na obra de Dalton Trevisan
Leopoldo Comitti

A cidade e a geografia do crime na ficção de Rubem Fonseca
Vera Follain de Figueiredo

Depoimento

Apresentação aos mais jovens, relembranças para os mais velhos
Ligia Chiappini

Um ensaio quase perdido
Zenir Campos Reis

Formas do romance
Otto Maria Carpeaux

Willi Bolle por Olgária Matos
Olgária Matos

Bibliotecas infantis: um novo espaço de sedução
Nelly Novaes Coelho

Passeio pelos "seis passeios"
Aurora Fornoni Bernardini

COMISSÃO EDITORIAL
Ariovaldo José Vidal (coord.)
Cláudia de Arruda Campos
Iná Camargo Costa