Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Chamada Pública/Revista Literatura e Sociedade

Os próximos números da revista
Literatura e Sociedade, do Departamento de Teoria Literária e
Literatura Comparada da FFLCH-USP, terão como foco os seguintes temas:

 Número 15: A produção crítica de escritores e artistas. Trata-se de abrir um espaço para a reflexão sobre o diálogo que se estabelece entre os diversos criadores por meio do discurso crítico. Este diálogo pode se dar no âmbito de uma mesma forma de produção artística – como a crítica literária produzida por escritores, a crítica de arte produzida por artistas ou a crítica musical produzida por compositores– mas ele também ultrapassa, com frequência, as fronteiras entre as artes. É o que se observa, por exemplo, na crítica musical e de artes plásticas realizada por escritores. A comissão organizadora do presente nº busca, desse modo, contemplar as mais variadas formas de comunicação entre as artes e a literatura por meio do diálogo crítico e criativo entre escritores, entre artistas e, ainda, entre artistas e escritores.

 Número 16: Teatro. Com ênfase sobre o teatro moderno e contemporâneo, busca-se abarcar questões como o drama burguês e sua crise, o teatro épico e outras formas modernas, bem como seus desdobramentos contemporâneos. O tema se abre, assim, para a reflexão teórica e para a análise de obras, tendo em vista, principalmente, as relações entre a invenção formal no teatro e o dinamismo da história.

Pede-se aos interessados que observem as normas de publicação abaixo e enviem seus textos para o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP até 15 de março de 2011.

A Comissão.

Aos colaboradores (Normas)

A revista Literatura e Sociedade está aberta a colaborações na área dos estudos literários, teoria literária, literatura comparada, ensaios de caráter teórico ou voltados para a interpretação de autores e obras.
Os ensaios não precisam ter limite definido de páginas, nem seguir normas de apresentação. Pede-se, entretanto, que os colaboradores procurem, na medida do possível, reproduzir algumas poucas normas comuns aos textos da revista, como as notas de rodapé, as indicações bibliográficas em itálico e completas, o nome do autor com a instituição a que está ligado quando for o caso, além de uma boa revisão do texto, antes de enviá-lo à comissão editorial.
Junto com o texto, o autor deverá enviar um resumo em português de 3 a 5 linhas e três palavras-chaves. É aconselhável que os textos tragam, ao final, a data de redação. Recebido o texto, a referida comissão o submeterá a um parecer externo a revista, informando posteriormente ao autor o resultado da avaliação. A comissão reserva-se o direito de não publica-lo no número imediatamente posterior ao parecer, caso entenda que por critérios editoriais o texto se tornaria inadequado para aquele número.

Endereço para correspondência
Literatura e Sociedade (USP-FFLCH-DTLLC)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo-SP
CEP: 05508-900
Fone: (11) 3091- 4312
Fax: (11) 3091 – 4865
e-mail: revflt@usp.br
flt@usp.br