Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

II Colóquio Samuel Beckett do GP Estudos sobre Samuel Beckett

resumos das comunicações do colóquio

 

Programa: 16 de agosto, Quarta-feira

Sala de Música, Biblioteca Brasiliana Mindlin

 

Mesa 1 [14:30 - 16:30]: Intertextualidade

 

Fábio de Souza Andrade (USP)

Desconfiando: mentira, ficção e confissão em Beckett e Svevo

Talita Mochiute Cruz (USP-Do)

Coetzee lendo Beckett

Gustavo de Almeida Nogueira (USP/CNPq-Me)

O caso Marcel-Albertine segundo o jovem Beckett

 

 

[17h00-18h30]

 

Samuel Beckett, A última gravação de Krapp

 

Direção e cenografia: Ana Ambrogi e Felipe de Souza

Atuação e tradução: Felipe de Souza

Figurino: Cyro del Nero

Operação de luz e som: Ana Ambrogi

 

 

Programa: 17 de agosto, Quinta-feira

Sala 266, Prédio de Letras, FFLCH

 

Mesa 2 [10:00 - 12:00]: Narrativa

 

Lívia Bueloni Gonçalves (UFMG/USP)

Dizer "eu": a identidade fragmentada em Beckett

Nathalia Grossio de Oliveira (USP-Do)

Linguagem e Experiência n'O inominável, de Samuel Beckett

Marcos Lemos (USP)

Jogo e combinatória: figurações matemáticas nas narrativas beckettianas

 

 

Mesa 3 [14:00 - 16:30]: Drama e performance

 

Cláudia Maria de Vasconcellos (Doutora USP)

Máquinas que trituram indiferença: o teatro de Samuel Beckett

George Luiz França (UFSC)

Fim de partida e o problema do “fim”

Manoel Fabrício A. de Andrade (Mestre Unesp)

Sonoridades beckettianas: reflexões sobre a preparação vocal no teatro de Samuel Beckett".

Felipe A. de Souza (USP/Fapesp-Do)

Sombras do opus magnum: Samuel Beckett dirige A última gravação de Krapp.

 

 

 

 

 

Mesa 4 [17:00 - 19:00]: Telas

 

Mário Sagayama (Mestre USP/Fapesp)

SB por JLG

Liliane Benetti (UFRJ)

Samuel Beckett e Stan Douglas: algumas aproximações

Luciano Gatti (Unifesp)

Séries e repetições nas peças para televisão de Beckett

 

 

 

Programa: 18 de agosto, Sexta-feira

Sala de Música, Biblioteca Brasiliana Mindlin

 

Mesa 5 [10:00 – 12:30]: Página e palco

 

Dirce Waltrick do Amarante (UFSC)

Quando Beckett falha pior: No’s knife, adaptação para o palco de Textos para nada.

Annita Costa Malufe (PUC-SP)

Bing: sintaxe do esgotamento

Laíse A. Diogo Vieira (Unicamp/Capes-DO)

Beckett, cena e discurso

Afonso Júnior (Mestre PUC-RS)

Beckett, Pinter, Foucault: aproximações na paisagem do desmoronamento do eu

 

Mesa 6 [14:30 - 17:00]: Música

 

Sérgio Medeiros (UFSC)

Monodramas de Schoenberg e Beckett

Larissa Lagos (UFSC-ME)

Palavras e Música: a possibilidade da tradução

Silvio Ferraz (USP)

Beckett e música: a composição do tempo

 

Organização: Fábio de Souza Andrade, Luciano Gatti e Cláudia Vasconcellos

Apoio: GP Estudos sobre Samuel Beckett (USP/CNPq), Biblioteca Brasiliana Mindlin, PPG em Teoria Literária e Literatura Comparada/USP e DTLLC